Todas as formas de violência contra a mulher aumentaram no Brasil em 2022, conforme apontou o pesquisa do Datafolha realizada a pedido do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Foram mais de 18 milhões de mulheres vítimas de violência no último ano. São mais de 50 mil vítimas por dia, o que equivale a um estádio de futebol lotado.
Formas de violência contra a mulher inclui xingamentos, puxões de cabelo, humilhações, perseguições, comentários ofensivos, destruição de objetos e pertences, controle do dinheiro e impedimento para o uso de certas roupas. Há, ainda, outras formas de agressão, como as violências psicológica, moral, patrimonial, entre outras.
Combater esse crime é uma tarefa de todos e é fundamental abordar o assunto, conscientizar e denunciar.
Um dos canais disponíveis é a Central de Atendimento à Mulher, que funciona gratuitamente 24h por dia, todos os dias da semana. O contato pode ser pelo telefone 180, chat on-line (site da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos) ou aplicativo (Direitos Humanos Brasil). Assim como o 190 da Polícia Militar, que pode ser acionado em qualquer caso de violência.
Agosto Lilás: A Prefeitura de Piau apoia essa causa.
Compartilhar Notícia